terça-feira, 28 de junho de 2016

Baphomet

Baphomet, separado cabalisticamente e de traz para frente significa "Tem ohp ab", abreviação de "Templi omniu pacis abbas" que traduzido seria "o pai do templo". Para os templários, era o símbolo de sabedoria principal de sua fraternidade, pois expressava muito conhecimento diferente em apenas uma imagem simbólica. 




Antes de compreendermos o seu significado, vamos entender o motivo do seu surgimento:
Os templários, que eram estudiosos da natureza e estudavam Hermetismo aplicado, sabiam que de alguma forma, uma energia poderosa fertilizadora trazia vida na terra; eles queriam criar um simbolo que representasse a eles fertilidade, sabedoria e conhecimento já que, eles eram uma sociedade de princípios éticos, morais, respeitosos e dignos. Roubar, matar, fazer mal a alguém era o que os templários sempre fugiam, pois ajudar o mundo e fazer ele evoluir era o seu foco principal. Quando se tornaram ricos e influentes por trabalharem de forma honesta e justa, eles desenvolveram um símbolo que os fizesse sempre manter o padrão de honestidade. Então criaram Baphomet com a intenção de representar o muito poder que eles dominavam, e para ser um simbolo de fertilidade por eles.

Vamos decifrar então o "Pai do Templo" como é conhecido.
NOTA: Pai devido ao poder e autoridade da posição de Pai, já que a ideia de pai é referente ao ser criador. Templo é onde nós ficamos, onde nos habitamos, nosso lar é nosso templo, nosso corpo também é nosso templo, pois habita nossa alma. Pai do templo é uma metáfora 

Vamos então:

1º Baphomet aparece em forma de andrógeno ( corpo de homem e corpo de mulher ) que representa metaforicamente, a união do homem com a mulher ( dualismo macho x fêmea ). Em várias religiões antigas, e até mesmo na bíblia, existem passagens relacionadas no poder da união sexual do homem com a mulher. Num casamento é comum o padre recitar "que na união do casal eles se tornem um...", se tornar um, é outra metáfora, onde o casal se une sexualmente, criando apenas um ser, o andrógeno, mas este ser só pode surgir pela alquimia sexual.



2º Baphomet faz sinais esotéricos com as mãos. A mão direita aponta para cima enquanto a esquerda para baixo. É o sinal da perfeita concordância do Hermetismo "O que existe em baixo é o mesmo que existe em cima". Sendo assim, levando a mão direita que é lado masculino ao alto, representa também deus que está no céu céu e no alto, enquanto a mão esquerda ( lado feminino ) fica apontando para baixo, onde está a mãe-natureza na terra.



3º Baphomet possuí um símbolo do caduceu no lugar de seu pênis. O antigo Baphomet aparece simbolizado com um pênis ereto no lugar deste bastão. Tanto o Caduceu quanto o Pênis, representam o poder sexual. Foi substituído pelo Caduceu por Eliphas Levi, pois o pênis mostrava apenas o lado masculino, enquanto o caduceu representa a união sexual de ambos sexos. Na alquimia e no paganismo grego, o caduceu representa o poder divino que existe dentro da união sexual, sendo assim Baphomet novamente, um simbolo sexual.



4º Baphomet possui duas luas, uma branca e uma negra. É comum vermos interpretações na internet falando que representa o bem e o mal, mas é errado. As luas simbolizam Chesed e Geburah, que na Cabala significam "Graça" e "Força". A Lua branca que está no alto representa Chesed, que é a graça de deus que está no alto. Como a luz do Sol nos vem do alto de graça, sem mesmo agradecermos ou darmos algo em troca a ele, representa a graça divina e a misericórdia que se encontra na coluna Chesed. Já o lado Geburah representa a Força, que é a parte oposta a Graça. A Força simbolizada representa a Severidade e a Rigidez, a parte do esforço onde exige força para se obter, como no mundo aqui em baixo, onde a matéria tende a se mover pela força da vontade do homem e não pela energia, e onde devemos trabalhar para obter o que desejamos.

Chesed - Graça, Misericórdia
Geburah - Força, Severidade, Rigidez

Lua Chesed

Lua Geburah


5º Baphomet possui um pentagrama em sua testa. O pentagrama dentro do esoterismo e do ocultismo, representa os 5 elementos existentes no homem ( terra, fogo, água, ar e espírito ), em sua testa, o pentagrama representa a imagem de que o símbolo é benéfico e apresenta harmonia entre os elementos, pois estão unidos. O pentagrama na testa de Baphomet é o pentagrama da deusa, não o pentagrama invertido. O pentagrama de sua testa é o pentagrama da magia e da união dos elementos dentro da magia e alquimia. 



6ª Baphomet tem aparência de bode. Na grécia e na roma antiga, como estudamos, o bode ou homem-bode representa o homem que é ativo sexualmente. Sendo Pan o deus sexual que era metade homem e metade bode, com chifres na cabeça. Baphomet possui totalmente a cabeça do bode e tem chifres bem mais elevados do que o normal. O bode na maçonaria representa também o animal do segredo, cujo ninguém pode tomar dele suas verdades, sendo então um símbolo sexual. É comum adotar aparência de bode, e os chifres no paganismo representa a masculinidade, proteção, agressão, poder,... Por isso o motivo do chifres do Baphomet é tão grande, os chifres também representa a força de Jaquim e Boaz, que unidos trazem fertilidade e sexualidade. Sendo assim Baphomet era pros templários o que Pan era para os gregos.

Cabeça de bode

Patas de Bode

7º Baphomet possui uma tocha em sua cabeça. A tocha em sua cabeça, representa a kundalini desperta. A kundalini é o poder criativo que só ativado pela magia sexual, é o fogo serpentino que sobe pela coluna e atinge a cabeça, trazendo ao homem a sabedoria e a consciência cósmica que acorda da ignorância. A iluminação, a luz e o fogo são símbolos de inteligência, energia, visão, iluminação e compreensão, o que mostra que Baphomet é o ser que acorda sua kundalini interior e a faz subir até a cabeça. Sabendo então que a kundalini só é desperta pela magia sexual, Baphomet novamente aparece ligado a sexualidade.




8º Solve e Coagula: em seus braços, Baphomet tem escrito "Solve" e "Coagula". No braço direito está SOLVE que significa "dissolver" em inglês. Como a mão direita aponta para cima, ele mostra onde a parte das energias e dos desejos se encontra, que é no cosmos. Todo pensamento e desejo que o homem tiver e querer realizar na terra encontra-se dissolvido no cosmos, isto é energia mental e cósmica, pois estarão dissolvidas la no alto no céu. Para manifestarmos essa ideia que existe apenas em energia, ou seja, para concretizarmos a ideia no mundo material, precisamos que esta ideia se Coagule, ou seja, que ela desça do alto e se torna matéria. No braço esquerdo encontramos "COAGULA" que significa Coagular, tornar sólido. Ele aponta este braço para baixo indicando nosso mundo que é material e coagulado, diferente do mundo de energias que é no alto. Dissolvida, as energias são livres e vagam pelo espaço, Coaguladas elas são limitadas e presas a forças gravitacionais. Sendo assim, Baphomet é a chave para tornar real algo que desejamos muito em nossa mente, pois ele simboliza essa transformação de energia para matéria. É apenas praticando magia sexual com a imagem de Baphomet que podemos concretizar tal magia, pois a união sexual com o símbolo de Baphomet sendo adorado e interpretado, pode manifestar qualquer desejo que o homem quiser, mas deve pensar com sabedoria pois ao desejar e fazer mal a alguém a maldade se voltará contra ele. Fazendo então Baphomet ser um simbolo para manifestação e concretização de ideias apenas boas e evolutivas.
Os templários se tornaram cada vez mais ricos e poderosos com a ajuda da simbologia de Baphomet, que unido muitos elementos e simbolos, representa um sinal para concretizar ideias e fertiliza-las.
Muitos dos grandes maçons possuem grandes empresas e muitas riquezas conquistadas devido a magia e influência que Baphomet tem dentro da maçonaria e dos seus rituais.



9º Baphomet possui asas: A asa representa a dominação do ar, ja que os animais que voam e dominam o ar possuem asas. Baphomet representa tanto o homem terreno quanto aquele que está nas alturas, devido a manifestação e relação entre homem e deus que ele estabelece. Ele esta sentado em posição de lotus ( pernas cruzadas ) em cima de um orbe ( esfera ) que representa nosso mundo. Simbolicamente retrata aquele que domina as verdades deste mundo pois está sentado sob ele. E também domina as verdades do universo pois pode voar e ir para a parte dissolvida. Baphomet é um simbolo de poder e realização, foi criado pelos templários e seu significado foi mantido guardado até hoje, nos altos graus da maçonaria e em ordens iniciáticas como a ordem dos caçadores, como a Sociedade de Estudos Thelêmicos e aqueles que praticam Thelema a anos também.

Podemos colocar a cabeça de Baphomet dentro das extremidades de um pentagrama invertido, o que é comum encontrarmos quando buscamos no google imagens. Já que os antigos pagãos usavam o pentagrama invertido para ritos do deus cornífero, os templários e maçons adotam então o pentagrama invertido a Baphomet.










Nenhum comentário:

Postar um comentário